FRUTO DO OESTE
DE PORTUGAL

UMA MAÇÃ ÚNICA, UMA MARCA COLECTIVA.

A Maçã de Alcobaça começou a ser sonhada em 1993. Nesse ano três organizações de produtores e uma associação da região Oeste juntaram-se para demonstrar que as maçãs produzidas nesta região eram mais saborosas. Esta primeira iniciativa permitiu as primeiras relações comerciais entre as organizações de produtores da região e algumas cadeias comerciais. Foi a primeira demonstração de capacidade e qualidade na produção portuguesa. E foi assim que nasceu o projeto comum de promoção de uma marca coletiva para a região da "Maçã de Alcobaça", e que posteriormente permitiria a obtenção da Maçã de Alcobaça - IGP.

CARACTERÍSTICAS ÚNICAS

ENTRE O MAR E A SERRA: UMA MAÇÃ ÚNICA NO MUNDO.

ORIGEM

Produzidas numa região próxima do mar e de serras com características especiais para o cultivo de maçãs.

QUALIDADE

Maçãs com mais cor, um forte sabor agridoce e um intenso aroma. 

AMBIENTE

Sistema de Produção Integrada, racional e controlado em que se privilegia a proteção da Natureza, que contribui para o equilíbrio ecológico do meio ambiente.

SEGURANÇA ALIMENTAR

Sistema de rastreabilidade que permite verificar
todo o circuito, desde o pomar, passando pela central fruteira, até à loja ou supermercado. Cumprindo
todas as normas e controlado por entidades independentes.

SAÚDE

Maçãs de alto valor nutricional muito ricas em fito-nutrientes e em fibras. Alta concentração antioxidante. São uma fonte importante de quercitina, um fito-nutriente com elevada actividade anti-cancerígena, entre vários carotenóides e flavonóides. 

COMODIDADE

Um pouco mais pequenas, mas mais saborosas que as restantes. Ideais para levar na lancheira e consumir à dentada, para cozinhar ou para uma sobremesa.

CICLO PRODUTIVO

DA FLOR À FRUTA: O CICLO PRODUTIVO DA MAÇÃ.

REPOUSO lNVERNAL

No final do Outono, a árvore perde completamente a folhagem e inicia uma fase de repouso que se prolongará pelo Inverno.

FLORAÇÃO

Na Primavera surgem novas folhas e o despontar dos botões florais que, rapidamente, irão dar lugar às flores, que, ao libertarem aromas, atraem em 2 semanas biliões de insetos polinizadores como as abelhas. Pousando de flor em flor durante vários dias, levando o pólen, estes insetos são os que permitem a polinização, a fecundação e que garantem a continuidade da floração da macieira.

FORMAÇÃO E AMADURECIMENTO

No final da primavera e princípio do verão são já visíveis os pequenos frutos que, mais tarde, serão as maçãs a colher. Durante esta fase, a árvore armazenará, no fruto em crescimento, a água e os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Factores como a exposição solar e o clima são determinantes para a boa evolução das novas maçãs.

COLHEITA

A Maçã de Alcobaça é colhida apenas no período ótimo de maturação, com base em parâmetros de qualidade exigentes, da crocância à aparência, que permitem que chegue ao consumidor com a máxima qualidade, sabor e riqueza nutricional.

COMERCIALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO: DA RECEÇÃO AO EMBALAMENTO.

Após a colheita, as Maçãs de Alcobaça, maçãs certificadas, são encaminhadas pelos produtores para a sua Organização de Produtores (OP), e passam por quatro etapas:

  • As embalagens de maçãs são identificadas com etiquetas com informação sobre a origem do local de produção, a variedade e o peso, sendo essa informação introduzida num sistema de gestão de rastreabilidade;

  • Cada maçã é avaliada e classificadas de acordo com as regras da EU, recorrendo-se a modernos sensores vídeo e infravermelhos que identificam defeitos e procedem à seleção por cor;

  • Os frutos são guardados em grandes frigoríficos, onde a temperatura se situa entre 0 e 4 graus, com as mais modernas tecnologias de conservação e controlo, nomeadamente ULO e atmosfera dinâmica, permitindo manter a qualidade das maçãs até ao fim da primavera.

  • Cada embalagem é etiquetada com códigos que permitem determinar a origem e todo o circuito por onde as maçãs passaram.

COMERCIALIZAÇÃO

CONHEÇA A FAMÍLIA DE PRODUTORES MAÇÃ DE ALCOBAÇA

A produção de maçãs tem passado de geração em geração, marcando a vida de um consórcio de 500 famílias que se dedicam a esta atividade. Filhos, familiares, vizinhos, amigos e trabalhadores ajudam na colheita e noutras tarefas.

Um pomar tem de ser cuidado durante vinte anos, pelo que cada plantação é um marco na vida de uma família. A natureza representa um desafio para quem trabalha nela e para quem dela depende, assim como uma responsabilidade ambiental e social